COMEC

Notícias em Destaque

07/03/2018

Parque linear em Quatro Barras vai preservar meio ambiente

O projeto do Parque Linear do Timbu, em Quatro Barras, Região Metropolitana de Curitiba, foi lançado no dia 06 de março. A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), a prefeitura do município e a Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar) estão juntas para concretizar a construção desse espaço público, cuja finalidade será a preservação do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida da população.
A primeira etapa do projeto já está em execução pela Sanepar, com investimentos de aproximadamente R$ 2,5 milhões. Nesta fase, a companhia faz as adequações necessárias na área, de posse da própria empresa, onde posteriormente a prefeitura construirá o parque.
“Nós temos que ter essa preocupação de não só investir na infraestrutura de captação, se não tivermos água de qualidade em nossos mananciais. Esses investimentos em parceria com prefeituras para a construção de parques contribuem para a preservação de muitos mananciais e para a educação ambiental, porque quem frequenta um parque desperta em si a questão do cuidar do meio ambiente”, disse o presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche.
Pelo terreno onde será o futuro parque corre o Rio Timbu, que depois desemboca na Barragem Iraí, um dos mananciais responsáveis pelo abastecimento de grande parte da população da Grande Curitiba. A área tem 590 mil metros quadrados e está localizada no Bairro Jardim Menino Jesus, a cerca de 1,8 quilômetro do Centro de Quatro Barras.
Nesta primeira fase da obra, em parceria formalizada com a Sanepar, a Codapar fará a limpeza, drenagem e o cercamento da área. “A Codapar sempre se colocou parceira dos municípios. Estarmos aqui hoje apoiando esse projeto é prova disso”, disse o presidente da instituição, Silvestre Dimas Staniszewski.
De acordo com o prefeito Angelo Andreatta, esse empreendimento é um sonho da população de mais de dez anos. “Aqui é uma área onde já tivemos problemas de queimada, de ocupações irregulares, descarte de lixo. E agora, com esse novo olhar do Governo do Estado, da Sanepar, estamos conseguindo investir na área para melhorar a qualidade hídrica e ambiental do entorno do Rio”.
Para o prefeito, além do ganho ambiental, haverá ganho social na vida do quatro-barrense. “Eu espero que isso seja enriquecedor para nossos alunos e motivacional para as famílias no cuidado e preservação do parque”.
O conjunto de investimento do parque ultrapassa R$ 10 milhões, que serão aplicados por etapas, com previsão de o empreendimento ser concretizado em três anos. O futuro parque terá espaços de lazer, esporte, eventos e educação ambiental para todas as idades, além de área gastronômica e estacionamento.
A exemplo da parceria com a Prefeitura de Quatro Barras, a Sanepar também apoia a construção de outros parques lineares em municípios como Campina Grande do Sul, Itaperuçu, Campo Largo e Araucária. O objetivo é melhorar a qualidade dos recursos hídricos e, em especial, dos mananciais de abastecimento.

Fonte: AENoticias

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.