COMEC

Notícias sobre Transportes

03/08/2017

Comitê de Segurança no Transporte Coletivo Metropolitano é instalado oficialmente

O Comitê Permanente de Segurança no Transporte Coletivo Metropolitano foi instalado oficialmente hoje (03) durante uma reunião realizada na Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba), quando foram credenciados os seus representantes. “Este comitê foi criado na semana passada e hoje realizamos a sua primeira reunião” diz Marcos Scheremeta, diretor de Transportes da Comec.

O comitê será um fórum permanente de discussão, estudo, planejamento e concentração de informações quanto à demanda e aos problemas de segurança no transporte coletivo.

Durante a reunião se discutiu sobre o registro do Boletim de Ocorrência (BO) para que as polícias possam fazer o trabalho de inteligência nas linhas e estações tubo mais perigosas. Inclusive, a Comec iniciou, nesta semana, uma campanha sobre cuidados com a segurança no transporte coletivo e a necessidade de registrar o BO.

Entre as propostas apresentadas está a centralização das informações das ocorrências para agilizar as ações policiais. Também foi discutida a necessidade do aperfeiçoamento das informações junto a todos os envolvidos no delito, para que a investigação possa ter resultados melhores.

CÂMERAS

Foi abordado também o estudo de viabilidade para instalação do sistema de monitoramento por câmeras nos ônibus. Desde que o comitê foi criado, na semana passada, a Comec começou a entrar em contato com as cidades onde o sistema já está em operação.

“Esta é uma arquitetura muito grande. Não é um estudo fácil, porque o sistema demanda muitas análises. Além da parte técnica e das ferramentas de gestão, precisamos ver também a viabilidade econômica financeira”, diz Scheremeta ao explicar que é preciso analisar a instalação das câmeras em um serviço que opere on line (24 horas, para informar em tempo real), num banco de dados que armazene e propicie a gestão das imagens.

COMITÊ

Participam da reunião representantes da: Comec, Polícia Militar, Polícia Civil, Urbs (Urbanização Curitiba SA), Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc), Sindicato das Empresas de Transporte Urbano e Metropolitano de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp) e Associação Metrocard.

A próxima reunião foi marcada para daqui a 15 dias.

Fonte: Comec

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.