COMEC

Atlas das cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis da RMC - 2019

A Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, foi instituída em 2010 (Lei Federal no 12.305/10), tendo como foco a redução de resíduos, a logística reversa e a responsabilidade compartilhada para o enfrentamento dos principais problemas ambientais, sociais e econômicos, decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos.
Incluídos na PNRS, os catadores de materiais recicláveis passaram a integrar a condição de trabalhadores ambientais de extrema importância para a sustentabilidade dos municípios.
Destinar todo o resíduos reciclável coletado pelos caminhões da coleta seletiva, assim como proceder com a contratação (pagamento pelo serviço ambiental prestado) e promoção das Cooperativas e Associações de Catadores, é uma das maneiras dos municípios cumprirem a lei.
Este atlas tem o objetivo de identificar as Associações e Cooperativas de Catadores organizadas na Região Metropolitana de Curitiba - RMC, excetuando o território da capital, e assim incentivar tanto o poder público quanto o privado, a implantação destas organizações onde elas inexistem e valorizar o trabalho dos catadores que exercem um papel fundamental para o Meio Ambiente e, consequentemente, para toda a sociedade. SOMOS TODOS CATADORES!

Gilson Santos
Presidente da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba - Comec

capa do atlas
Recomendar esta página via e-mail: