Acompanhe as informações referentes ao Coronavírus COVID-19
18/03/2020 - 17:12

Considerando a emergência de saúde pública decorrente do Coronavírus (COVID-19), informamos que:

 

Atualização 20/03/2020 – 14h30 - última atualização

A Comec informa que já nesta sexta-feira(20), retornará os atendimentos realizados após às 22h00.

Frotas extras voltarão a ser utilizadas nos horários que forem necessários.

Neste sábado (21) e domingo (22), os ônibus circularão seguindo a Tabela de Horários dos seus respectivos dias.

Posteriormente informaremos como se dará a operação na próxima segunda-feira (23).

 

Atualização 20/03/2020 – 13h00

A Comec informa que está avaliando diariamente e constantemente o comportamento do Transporte Coletivo na Região Metropolitana de Curitiba.

Já constatamos uma queda próxima de 40% no número de passageiros.

Amanhã, sábado (21), será mantida normalmente a Tabela de Sábado.

Lembramos que a lotação dos ônibus contabiliza pessoas sentadas e em pé, e que mesmo neste período, que nós entendemos ser muito delicado, é fisicamente impossível uma operação permitindo apenas passageiros sentados.

Por isso, é extremamente importante que as pessoas evitem sair de suas casas, principalmente se tratando de pessoas com mais de 60 anos.

Não estamos medindo esforços para enfrentar essa situação. Mas neste momento, por se tratar de uma situação atípica e sem precedentes no sistema, somente a colaboração de todos fará a diferença.

O que já foi determinado:

- Últimos horários partindo de Curitiba ocorrerão até as 22h00;

- As tabelas extras, utilizadas no reforço das operações nos finais da tarde e início da noite, estão suspensas;

- As lojas de recarga da Metrocard localizadas nos terminais de Pinhais, Central de São José, Afonso Pena, Guaraituba e Fazenda Rio Grande, estarão fechadas;

- O atendimento ao público presencial na sede da Comec foi suspenso;

- O mutirão para confecção do cartão transporte marcado para dia 28/03 no município de Contenda foi suspenso;

 

Atualização 19/03/2020 – 19h00

A Comec reuniu na tarde desta quinta-feira (19) as empresas operadoras do sistema de transporte coletivo metropolitano.

O atendimento nesta sexta-feira (20) ocorrerá normalmente, seguindo as tabelas de horários de dias úteis.

Uma nova reunião será realizada nesta sexta-feira (20) para avaliar a situação e tomar as ações cabíveis.

O que já foi determinado:

- Últimos horários partindo de Curitiba ocorrerão até as 22h00;

- As tabelas extras, utilizadas no reforço das operações nos finais da tarde e início da noite, estão suspensas;

- As lojas de recarga da Metrocard localizadas nos terminais de Pinhais, Central de São José, Afonso Pena, Guaraituba e Fazenda Rio Grande, estarão fechadas;

- O atendimento ao público presencial na sede da Comec foi suspenso;

- O mutirão para confecção do cartão transporte marcado para dia 28/03 no município de Contenda foi suspenso;

Pedimos, em especial às pessoas que fazem parte do grupo de risco (acima de 60 anos), que não utilizem o sistema de transporte coletivo.

 

Atualização 19/03/2020 – 10h30

Nesta quinta-feira (19), foi identificada a queda no número de usuários no Sistema de Transporte Coletivo Metropolitano de mais de 30%. Algumas linhas já chegaram a circular sem passageiros. Sendo assim algumas alterações serão realizadas:

  • As tabelas extras, utilizadas no reforço das operações nos finais da tarde e início da noite, não serão realizadas.

  • Para todas as linhas, o último horário de saída será até as 22h. Todas as saídas após este horário estão suspensas.

  • As lojas de recarga da Metrocard localizadas nos terminais de Pinhais, Central de São José, Afonso Pena, Guaraituba e Fazenda Rio Grande, estarão fechadas. Os serviços nos totens de autoatendimento nestes locais, no entanto, segue normalmente. Para quem precisa de atendimento presencial, a loja localizada em sua sede – Rua Tibagi, 366 – seguirá com funcionamento regular, atendendo o público externo de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Compras de crédito poderão ser feitas normalmente pelo site da Metrocard.

A Comec vem realizando o acompanhamento contínuo de toda a situação envolvendo o Coronavírus Covid-19 e a operação do transporte sob sua gestão. Desta forma alterações no sistema podem ocorrer a qualquer momento. Estamos fazendo o possível para que o usuários tenham o menor impacto possível, garantindo o equilíbrio e funcionamento do sistema.

 

Atualização 18/03/2020 – 17h00

  • O serviço de transporte coletivo metropolitano na Região Metropolitana de Curitiba está mantido;

  • Colaboradores do sistema estão todos recebendo orientação e frascos com álcool gel;

  • Veículos do sistema estão todos passando por higienização especial e contínua;

  • O atendimento ao público na sede da Comec foi suspenso;

  • O mutirão para confecção do cartão transporte marcado para dia 28/03 no município de Contenda foi suspenso;

  • O contato com a Comec deverá ser feito pelo e-mail comec@comec.pr.org.br ou pelo telefone 41 3320 6900.

Lembramos que tais medidas fazem parte de um grande esforço de conscientização e diminuição do contagio pelo vírus e devem ser tratadas com muita seriedade e responsabilidade. Para isso, a participação de todos é fundamental.

Pedimos, em especial às pessoas que fazem parte do grupo de risco (acima de 60 anos), que não utilizem o sistema de transporte coletivo.

Esta página deverá ser acompanhada para atualização de informações.